Foto do reinado Foto tirada na festa do Reinado, em Ouro Preto, é destaque no jornal Clarín, da Argentina

A tradicional festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, em Ouro Preto, foi destaque na biblioteca de fotos de um dos principais jornais da Argentina, o Clarín. A foto tirada por Douglas Magno para a Agence France-Presse (AFP) no domingo (8)

“A tradicional festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benito, pelas ruas históricas de Ouro Preto, no Brasil onde com canto, dança e batuques é homenageado Chico Rei, escravo trazido da África que comprou sua liberdade”, destacou o Clarín na imagem.

A biblioteca de fotos do Clarín traz as 36 imagens da Argentina e do mundo, com fotografias tiradas de diversos lugares do país, como Londres (Inglaterra), Atena (Grécia), Califórnia (EUA), Kharkiv (Ucrânia) e muito mais.

Inclusive, duas fotos da invasão bolsonarista à Praça dos Três Poderes, ocorrida nesse domingo, foram destaque na galeria de imagens. Confira a biblioteca completa clicando aqui.

Festa do Reinado

Visando a preservação das seculares tradições festivas e religiosas de Ouro Preto e de Minas Gerais, desde do dia 10 de janeiro 2008, as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria, Piedade junto com a Associação Amigos do Reinado, Paroquia de Santa Efigênia, Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, se uniram para revitalizar a Festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia do Alto da Cruz “A Fé que canta e Dança”. Patrimônio Imaterial do Município de Ouro Preto tal festividade abre o calendário de eventos da cidade, também conhecida como Festa da Coroação de Chico Rei, criador do congado em Vila Rica e em Minas Gerais nos idos de 1821.

A festa realizada no último domingo contou com a participação de vários grupos de congados, guardas de moçambique, marujadas, caboclos dentre outras manifestações de diversas regiões do estado de Minas Gerais. Sabedores da importância deste evento para Ouro Preto, principalmente no que tange à salvaguarda de seu patrimônio imaterial, na fé de seu povo e no respeito à diversidade e à matriz africana de nossas raízes, na referida festividade, a festa contou com cerca de 3 mil visitantes (entre grupos e turistas) no Grande Cortejo em Honra a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz.

 

FONTE: https://galile.com.br