Igreja Cristã Evangélica de Catalão completa 115 anos

Na segunda metade do Séc. XIX ocorreu um grande avivamento evangelístico no Canadá. E em 31 de março de 1895 alguns crentes se reuniram em Toronto para um concílio com o objetivo de evangelizar a América do Sul. Daquele grupo o jovem Reginaldo Young atendeu o chamado de Deus para evangelizar o Brasil.

Três anos antes um engenheiro britânico recém formado em Londres, Frederick Charles Glass, desembarcou no Brasil para trabalhar na Companhia de Estrada de Ferro no estado do Espírito Santo e em 1897, agora já trabalhando nas Minas de Ouro de Morro Velho em Minas Gerais ouviu sobre a chegada de um canadense chamado Reginaldo Young contratado como datilógrafo na mesma empresa.

Glass e Young se tornaram amigos e logo Young conquistou a admiração de Glass. Este descreveu Young em seu livro, da seguinte forma: “Young era um homem nobre […] parecia muito feliz com a sua religião e nunca estava tão satisfeito como quando falava sobre ela”.

O peso do testemunho cristão de Reginaldo Young sobre a vida de Frederick Glass foi tão grande que este buscou junto à direção das Minas a reforma da capela oficial para que Young a usasse a fim de pregar o Evangelho. Glass mal sabia que com esta atitude estava caindo na armadilha que Deus lhe preparara!

Na capela reformada, Frederick Glass ouviu um sermão pregado por Reginaldo Young baseado em João 16.8. O evangelho perturbou-lhe profundamente, mas, resistente, procurou se distrair cavalgando pela paisagem da região, até que depois de uma violenta queda do cavalo sua consciência voltou a golpeá-lo impiedosamente sobre seu destino no inferno caso tivesse morrido naquele acidente.

Ao retornar para casa ferido, Young providencialmente cruzou o caminho de Glass e tirando do bolso um Novo Testamento leu 1Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Glass chegou em casa e incomodado trancou-se em seu quarto, apanhou uma Bíblia empoeirada, conferiu o versículo que Young lera e ali mesmo de joelhos entregou sua vida a Cristo em 20 de junho de 1897.

No final do Século XIX os dois amigos e agora irmãos em Cristo seguiram para São Paulo onde iniciaram um modesto trabalho de evangelização e também um Instituto Bíblico onde treinaram nossos primeiros obreiros. Desse trabalhou nasceu em 25 de agosto de 1901 a Igreja Cristã Evangélica do Brasil através da sua primeira igreja a ICE Paulistana.

Frederick Glass, movido por um forte espírito aventureiro e amor pelo Reino de Deus decidiu deixar a base em São Paulo e se dirigiu para o interior do Brasil. E em 1902 a bordo do Trem de Ferro com a Bíblia na mão, ele chegou literalmente ao fim da estrada de ferro no estado de Goiás numa cidade chamada Catalão.

Como fruto do seu trabalho evangelístico e após as primeiras conversões, em 04 de maio de 1902 nasceu a segunda igreja da ICEB e primeira igreja evangélica da cidade, a Igreja Cristã Evangélica de Catalão.

115 anos depois, aqui estamos, gratos a Deus por sermos fruto dessa obra extraordinária e incumbidos da missão de continua-la com a mesma fidelidade e dedicação dos homens e mulheres do passado, até que Cristo volte!

Pr. Kylder de Melo.

FOTO: Frederick Charles Glass

 

 

 

FOTOS: Andreia Machado e Igreja Cristã Evangélica de Catalão

 

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: