Incêndio na Chapada dos Veadeiros já dura cinco dias

Trabalhos estão concentrados no Rio dos Couros, que é a última barreira natural que separa as chamas do Parque Estadual Águas do Paraíso. Uma força-tarefa, com mais de 150 profissionais, atua no local

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) entrou no quinto dia de combate ao incêndio na região da Chapada dos Veadeiros. Segundo o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, que coordena a força-tarefa, desde a tarde desta quarta-feira (15/09), os trabalhos estão concentrados no Rio dos Couros, que é a última barreira natural que separa as chamas do Parque Estadual Águas do Paraíso. Há ainda duas grandes frentes de chamas ativas na Área de Preservação Ambiental Pouso Alto.

Uma força-tarefa, com mais de 150 profissionais, atua no local. O efetivo inclui bombeiros militares de Goiás, especialistas em combate a incêndio, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), de Cavalcante, além de dezenas de voluntários da região.

Durante o combate de ontem, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal CPCIF) foi surpreendido por vários redemoinhos, que levam chispas por longas distâncias. Um dos grupos passou a noite no combate. O clima seco, a topografia do local, as altas temperaturas e os ventos fortes dificultam o trabalho das equipes.