INSTITUTO PROFESSOR JOÃO MARGON VAZ REALIZA CERIMÔNIA PARA ENTREGA DE MEDALHAS DA 17ª OBMEP 2022 E PRESTA HOMENAGEM AO PROFESSOR ECI VIEIRA VAZ

Catalão, 7 de fevereiro de 2023
A cerimônia de entrega de medalhas aos alunos e alunas premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – 2022, e que são estudantes em contra turno na Instituição no projeto A lógica aplicada ao cotidiano, com aulas de Matemática, Informática, Robótica e Astronomia – do quinto ao nono ano do ensino fundamental – segunda fase, aconteceu na tarde de 06 de fevereiro, na sede do Instituto.
Alunos da instituição, convidados e autoridades presentes puderam prestigiar a entrega de certificados e medalhas àqueles que se destacaram no estado de Goiás e no cenário nacional, enquanto frequentadores das aulas do Instituto. Um momento especial na história da participação da instituição na OBMEP por meio dos alunos inscritos via escola regular, preparados um degrau além através das aulas de contra turno escolar ali oferecidas gratuitamente.
Num breve retrospecto, desde 2018 o Instituto mantém medalhistas na lista da tão disputada Olímpiada de Matemática.
Medalha de Ouro OBMEP 2019 e 2022
Em Matemática, resultados promissores desde o primeiro ano (2017) de funcionamento e participação na OBMEP: somamos 13 menções honrosas, 05 medalhas de bronze, uma de prata e duas medalhas de ouro. Todos os projetos da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foram cancelados no país em 2020 e retomados em 2021, dentro do calendário nacional.
Marquem todo mundo!
MENÇÕES 2022 – CERIMÔNIA 2023
Ana Flávia Ferreira Borges – 6º ano matutino
Andrea Buendia – 6º ano matutino
Ana Clara Oliveira Neves – 6º ano matutino
Gean Gabriel Barbosa da Silva – 7º ano
Asafe Miguel Alves da Costa – 8º
Luiz Fernando Ferreira Borges – 9º ano
MEDALHA DE BRONZE 2022 – CERIMÔNIA 2023
NICOLAS GONÇALVES DOS SANTOS – 7º ANO
MEDALHA DE OURO 2022 – CERIMÔNIA 2023
EMANUEL PEREIRA CARVALHO – 9º ANO
Um marco tanto para a equipe gabaritada de professores do Instituto quanto para a comunidade catalana, pois o projeto é único em Catalão e região e tem demonstrado a força de seu diferencial – capacitar talentos da matemática, preparando-os para um futuro educacional promissor, seja qual for a escolha do estudante. É abrir horizontes!
O que é a OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI. A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
Justa homenagem
O Instituto Professor João Margon homenageou uma pessoa de destaque no cenário educacional de Catalão.
Trata-se de Eci Vieira Vaz, professor de matemática que faz parte de cada resultado alcançado não somente pelos alunos medalhistas do Instituto, mas pelo mérito das conquistas de todos os alunos que tiveram o privilégio de passar por suas aulas ao longo dos anos.
Primeiro professor contratado pela então UFG (Universidade Federal de Goiás – campus Catalão, hoje UFCAT) para área de Matemática; primeiro de tantas conquistas na cidade de Catalão, um professor determinado em fazer o melhor porque o nome e o trabalho dele têm esse mesmo significado: o melhor.
Haley Margon Vaz, fundador e presidente da Instituição, entregou o certificado da homenagem que tem um significado muito grande para o Instituto Professor João Margon Vaz. “Hoje comemoramos mais um resultado positivo do Instituto e você, caro professor, faz parte desta e de tantas outras realizações que alcançamos. Somos gratos pela sua participação efetiva para realizarmos nosso projeto desde o começo”, enfatizou Sr. Haley, ao destacar que a educação é fator preponderante para a mudança social de um país e que deve sempre ser tratada como prioridade Federal, Estadual e Municipal.
Todos os que fizeram uso da palavra trataram do enaltecimento do Instituto Professor João Margon Vaz e da liderança nata de Haley Margon adiante de tão grande feito: idealizar e transformar um sonho em projeto acessível, gratuito e gerador de tantos frutos em tão curto prazo.
O Instituto
A idealização do Instituto Professor João Margon Vaz, que data de 2016, é de atribuição intelectual de Haley Margon Vaz, em homenagem ao tão estimado irmão.
Haley está à frente da Instituição como mantenedor, desde a construção do prédio (sede própria) para realização das atividades no local a partir de janeiro de 2019. O foco da Instituição é fomentar o crescimento dos talentos de Matemática, Informática, Robótica e Astronomia, de alunos advindos das redes públicas preferencialmente, com vagas disponíveis também para alunos das escolas particulares.
O preparo é contínuo para que ocorra a melhoria do aproveitamento individual, bem como para participação tanto na Olimpíada de Matemática, quanto em torneios de robótica e atividades de informática que acontecem durante o mesmo período e ano letivo das escolas regulares, com total dedicação dos professores e professora, além da equipe administrativa e financeira.
O Instituto Professor João Margon Vaz está de portas abertas para visitas das famílias, comunidade, empresas e imprensa. Se você tem interesse em saber um pouco mais como funciona esta instituição do terceiro setor, visite o Instituto; seja um parceiro social, ambiental, educacional e multiplicador de boas-novas.
O educador se eterniza em cada ser que educa.
Paulo Freire
Texto: Deise Pasquarelli
Fotos: Maysa Abrão @blogmaysabrao Blog da Maysa Abrão