Novo Decreto estabelece medidas mais rígidas em Catalão

Com fiscalização intensificada e tolerância zero, regras valem pelos próximos 15 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito em exercício, João Sebba.

Em uma coletiva com a imprensa realizada nesta segunda-feira (25), no auditório da sede do Poder Executivo, o prefeito de Catalão – empossado, João Sebba, anunciou novas medidas restritivas que já estão em vigor na cidade. As regras terão validade pelos próximos 15 dias sob duras penas para quem descumprir.

Após a continuação e acelerado aumento no número de casos e mortes em decorrência da covid-19 é que as medidas foram estabelecidas. Decisão rígida tomada em consenso após reunião entre o atual chefe do município, o secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios e membros do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus.

Devidamente assinado e também já publicado oficialmente na manhã de hoje, o decreto de nº 0184/2021, aborda criteriosamente o que é e o que não é permitido a partir de então na cidade.

Em síntese, os estabelecimentos/comércio de modo geral, prestadores de serviço e feiras livres só poderão funcionar das 06 horas às 18 horas (de segunda à sexta-feira) e das 06h às 14 horas (sábados, domingos e feriados)Após esses horários só será permitido o funcionamento para aqueles que trabalham com alimentação, entretanto, apenas para entrega (delivery).

Supermercados e congêneres bem como açougues e padarias fica autorizado o funcionamento de segunda-feira à domingo entre 06h e 18 horas. Fica expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família (exceto nos casos em que necessário acompanhamento especial).

👉Atividades 100% suspensas por 15 dias:

🚫 Eventos presenciais de quaisquer naturezas, inclusive reuniões (igrejas/cultos religiosos), apresentação artística, show, incluindo eventos realizados em espaço comuns de condomínios verticais e horizontais destinados exclusivamente ao lazer, tais como: churrasqueiras, piscinas, salões de jogos e festas, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da COVID-19;

🚫 a visitação a presídios e a centros de detenção para menores;

🚫 a visitação a pacientes internados com diagnóstico de coronavírus (ressalvados os casos de necessidade de acompanhamento a crianças);

🚫 aulas escolares presenciais em:

  1. a) instituições de ensino público e privadas, inclusive Universidades;
  2. b) Cursos Técnicos e de extensão;
  3. c) Secretaria Municipal de Esporte, Fundação Cultural Maria das Dores Campos e Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA).

👉 EXCEÇÃO: Não estão obrigados a observar a limitação de horário:

☑ Farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde (hospitais).

☑ Distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis (bombas de abastecimento), vedado o funcionamento de conveniências e afins.

☑ Cemitérios e serviços funerários.

☑ Atividades industriais.

☑ Hospitais veterinários e clínicas veterinárias.

☑ Borracharias.

Fiscalização e penalidades

Para garantir que o decreto seja cumprido por todos, a fiscalização será intensificada em toda a cidade. Para isso, além da Polícia Militar também serão agentes nesse processo as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Regulação e Vigilância Sanitária. A população pode ajudar denunciando: 190 ou Whatsapp Denúncia: 99971-1409 (PM); 3411-4931 (Vigilância Sanitária).

Quem não respeitar e for pego descumprindo terá o alvará de funcionamento suspenso.

🎭Vale lembrar que o uso de máscara de proteção facial é obrigatório para todos. Portanto, cuide de você, da sua família e do outro: lave suas mãos, higienize-as com álcool, mantenha o distanciamento e só saia de casa se realmente for preciso.

João Sebba Prefeito de Catalão

O Prefeito Licenciado de Catalão, Adib Elias (que se trata em São Paulo da covid-19) teve o afastamento aprovado em sessão extraordinária realizada na Câmara na última sexta-feira (22). Desta forma, o vice João Sebba assumiu – por tempo indeterminado – o cargo de chefia do Poder Executivo.

 

SECOM – Prefeitura de Catalão