O casal de festeiros da 66ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário do Catalão – Alceste Netto Carneiro e Henriqueta Estrella do Valle

Em seu artigo “Vida e Voto de Devoto”, o historiador Altair Moreira Querino, formado pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e também dançador das Congadas de Catalão, nos relata uma entrevista feita com Osvaldo Rodrigues, o Sapo (in memoriam).

O depoente revela que era dançador da Festa do Rosário de Catalão, quando ainda existiam apenas dois ternos de congos e um de Moçambique. Osvaldo recorda que no início da década de 40, com a irmandade proibida de realizar a festa na Igreja Velha Matriz, um dos festeiros foi Alceste Netto. “O evento era feito na casa dos festeiros, onde construíamos um rancho todo com folha de banana. Ali rezávamos o terço e a festa ficava meio que particular”. (Osvaldo Rodrigues, Sapo).

Filho de José Netto Carneiro e Maria Luíza Estrella, o catalano Alceste Netto Carneiro era irmão de Maurílio, Lindoya, Maria, Auristela, Zoraide, Mariana, Amélia, Henriqueta e José Netto. Alceste casou-se com Henriqueta Estrella do Valle, filha de Cincinato Carlos do Valle e Henriqueta Estrella.

De acordo com Sylvim Netto do blog Nosso Catalão, a construção do Mercado Municipal foi uma parceria de Alceste Netto Carneiro com Álvaro de Mendonça Netto, o Alvim. Alceste Netto e Henriqueta Estrella, juntamente a amigos e familiares, realizaram a 86ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário.

FOTO: Osvaldo Rodrigues, o Sapo (in memoriam)

FOTO: Jardel Sebba e os gêmeos Nancy Safatle e Fernando Safatle

FOTO: Livro com depoimento do Sapo

FOTO: João Coelho, Osvaldo (Sapo), Sebbinha e Antônio Adão

DESTAQUE: Nesse ano, 1942, foi fundado o Terno de Congo Congregação do Rosário

 

 

Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.

FOTOS: Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos; Museu da Congada, Catalão.