O Nascimento de Catalão

O município de Catalão foi criado em 1833, por Ato de 1º de abril, que elevou o arraial à categoria de Vila, cuja instalação se deu a 12 de fevereiro de 1834.
Esse documento, baixado pouco depois da Independência do Brasil, definiu seus limites territorias, desmembrados do município de Santa Cruz. Compreendia toda a região sul de Goiás, incluindo as terras que futuramente dariam lugar às cidades de Ipameri, Goiandira, Anhanguera, Cumari, Campo Alegre, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis.
Conforme a legislação de então, como vila o município adquiriu a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir uma câmara de vereadores, com direito de cobrar impostos e baixar “posturas”, que eram espécies de leis municipais. Recebia, ainda, um juiz de fora, pelourinho e cadeia pública.
Pela Resolução nº 7, de 20 de agosto de 1859, foi a sede municipal elevada à categoria de Cidade, conforme cópia mostrada abaixo. Continuamos tentando obter uma cópia do Ato que criou a Vila de Catalão.
Como nos ensina o Wikipédia, “equivocadamente, muitos municípios brasileiros criados no período imperial ou durante a colonização portuguesa comemoram o dia da sua fundação como sendo o dia em que foram elevados a cidade, o que não é correto. Na verdade, alcançaram autonomia política no dia da criação da vila.”
Catalão não escapou desse equívoco, apesar de não haver uma regra definindo a data inaugural de uma comunidade. Há cidades que comemoram a sua fundação a partir de quando foram alçadas a arraial, a vila, cidade etc. Outras festejam a sua data natalícia em algum marco importante de sua história, como o Brasil, que comemora a sua inauguração a partir do dia 22/04/1500, data em que a esquadra de Pedro Alvares Cabral chegou à costa brasileira, ignorando-se o fato do nosso território já estar ocupado pelas nações indígenas, há séculos.
Porém, como ganhou sua autonomia política em 1° de abril de 1834, o município de Catalão já teria, no mínimo, 187 anos de idade, 25 anos a mais que os 162 recentemente comemorados.
Por ter significado histórico mais relevante, melhor seria Catalão comemorar a sua fundação a partir do levantamento da cruz aqui deixada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, em 1722, evento que marcou o nascimento do nosso burgo e sinalizou a ocupação portuguesa na região que viria formar o Estado de Goiás.
Com esse raciocínio, Catalão estaria neste ano comemorando 299 anos de sua fundação.
FOTO: Documento recuperado por Rosana Hummel
FOTO: Catalão no início do século XX
Por Paulo Hummel Jr