Praça Getúlio Vargas, quem conhece a História, preserva! Por Maysa Abrão para Adib Elias

A história das praças está intimamente ligada à história das cidades, como afirmam vários estudiosos. No nosso caso, as praças são muito mais do que marcas de um tempo, de “um passado glorioso que desperta”. As praças são exemplos vivos de como a história se transforma, de como as pessoas mudam e de como a cidade se redefine para continuar viva nas lembranças e memórias de sua gente. Mas para isso é preciso que haja o interesse pela preservação, pela manutenção desses nossos bens culturais.

Catalão, nos últimos quatro anos tem sido exemplo de que a manutenção da nossa história é uma preocupação do nosso atual governante que assumiu o comando da cidade em 2017. É nítido o olhar sensível em relação ao trato com nosso patrimônio. Ele tem sido tratado não como uma relíquia que mantem seu valor se guardada intacta no fundo de um baú, mas como um bem que precisa acompanhar os ventos do progresso e da modernidade sem perder seus encantos e marcas históricas.

A Praça Getúlio Vargas é um exemplo desse dinamismo de uma administração pública que não mediu e nem mede esforços de oferecer à cidade o que de melhor existe no cenário arquitetônico e urbanístico nacional sem perder suas raízes e suas referências históricas.

FOTO: Ao ser construída por Augusto Netto Carneiro, no final da década de 20, a Praça Getúlio Vargas, ganhou o nome de Praça Eugênio Caiado Jardim

Quando olhamos para a praça hoje recuperamos nosso passado, restabelecemos nossos vínculos com nossa história e a retorno do relógio é marca desse processo. Quem nunca na sua infância não correu pela praça, não teve a curiosidade de subir no seu coreto ou assistiu os desfiles cívicos dali. Quem nunca passeou pela praça aos finais de semana ou ficava a ver a movimentação das pessoas que iam ao cine Real ou andavam de trenzinho da alegria. Nostalgias a parte, venhamos que temos que reconhecer que a praça hoje se vestiu de roupa de gala para receber seus antigos e atuais moradores, graças ao olhar visionário e futurista da gestão municipal que não mediu esforços em ousar e oferecer a nossa gente uma praça com ares de nostalgia, mas vestida para festejar o século XXI.

Quem diria que a praça do Obelisco, do footing, fosse se transformar nessa senhora que é hoje, cujos traços não representam o passado, mas recupera para os jovens e para os mais experientes um Catalão que respeita sua gente, que valoriza sua cultura e que reintegra nos trilhos do progresso uma cidade que se faz presente nas nossas vidas e lembranças.

Que bom que nosso gestor municipal reconhece que nossa história pode ser reescrita por concretos e contornos, por sensibilidade e dedicação, por isso reitero: Catalão, Viver aqui é bom demais!!!

 

Obrigada Prefeito Adib Elias! 

Obrigada Gestão de Uma Cidade que Sonha e Faz! 

FOTO: Dezembro de 2020

FOTO: Dezembro de 2020

FOTO: Dezembro de 2020

FOTO: Dezembro de 2020

FOTO: Dezembro de 2020

FOTO: Dezembro de 2020

Maysa Abrão