Prefeitura de Catalão tem gestão financeira nota ‘A’ no Tesouro Nacional

Das 246 cidades goianas apenas 22 possuem essa classificação da capacidade de pagamento, entre elas a administrada pelo prefeito Adib Elias (PODEMOS).

Resultado da gestão responsável, comprometida e eficiente da atual administração, a Prefeitura de Catalão foi atestada com nota ‘A’ no boletim anual da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN). Apenas 22 cidades goianas – dentre 246 – possuem essa classificação. O painel de análise da Capacidade de Pagamento (Capag) apura a situação fiscal dos estados e municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.

O boletim trata basicamente da saúde fiscal das prefeituras. De forma transparente, apresenta a situação e detalha se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Deste modo, pelo painel, a cidade administrada pelo Prefeito Adib Elias (Podemos), obteve nota “A”: Endividamento (13,29%), Poupança Corrente (80,59%) e Liquidez (0,00%). Tais fatores contribuem para a liberação de recursos que possibilitam a administração municipal fazer mais investimentos e garantir a melhoria da qualidade de vida para a população.

“A classificação nesse painel nada mais é que a comprovação de que o nosso município é um dos poucos do país em dia com as contas públicas. Isso mostra que a Prefeitura tem ‘nome’, tem todas as condições para buscar recursos junto à União e também por meio das mais variadas instituições financeiras. Comprova que temos capacidade de arcar com nossos compromissos, com nossas despesas e de cumprir com o pagamento das contas. É o resultado de todos esses anos de gestão séria e responsável. Não há dúvidas de que estamos no caminho certo”, comentou o Chefe do Poder Executivo, Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.