Programa de TV faz uma viagem no tempo por mais cidades históricas mineiras, no próximo sábado (12)

O programa de TV CNN Viagem e Gastronomia segue pelas estradas de Minas Gerais, conhecendo as cidades históricas mais famosas do país. 

No segundo e último episódio da série, Daniela Filomeno começa a jornada com uma dica turística que não pode ficar de fora de qualquer roteiro: o passeio de Maria Fumaça. O trem é um convite para passear pelas cidades históricas de um jeito bastante singular.  Além de render belas imagens, a atração levou nossa equipe de Tiradentes até São João del-Rei. Lá, conhecemos igrejas magníficas, a curiosa Rua das Casas Tortas e o Solar dos Neves, um casarão do século XIX, onde o ex-presidente Tancredo Neves morou até o ano de sua morte, em 1985.

Seguindo viagem, Dani chega à charmosa Tiradentes, um pequeno município fundado há mais de 300 anos, em plena corrida do ouro. Um lugar célebre por suas belezas naturais, patrimônio arquitetônico, eventos culturais e qualidade da gastronomia.

A primeira parada é na Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foram empregados 482 quilos de ouro para criar impressionantes efeitos de luzes e sombras. Das pinturas no teto aos ornamentos rococós, a decoração interna exibe todo o brilhantismo do barroco mineiro.

Outro exemplo de arte sacra que deixa turistas maravilhados é visitação ao Museu de Sant’Ana, instalado num prédio do século XVIII, onde funcionava a antiga cadeia pública da cidade. O acervo traz quase 300 representações de Santa Ana, avó de Jesus Cristo, sendo algumas bem raras, criadas há mais de 300 anos.

Fã incondicional do torresmo e apaixonada por carne de porco, Daniela Filomeno fez questão de incluir no roteiro o médico e gastrônomo Luiz Ney. Ele criou um aparelho elétrico, batizado de pururucador, ideal para finalizar um leitão assado. Segundo a nossa apresentadora, ela sonha com o sabor dessa experiência até hoje.

Com observações divertidas e olhar de quem já viajou o mundo, Dani também apresenta hotéis e restaurantes imperdíveis, brindando o telespectador com dicas que vão do sofisticado ao mais tradicional.

A pousada Pequena Tiradentes, onde nos hospedamos, encanta pelo charme e tranquilidade de suas casinhas, que reproduzem a atmosfera dos centros históricos. Já no Solar da Ponte, a conquista se dá pela elegância dos ambientes e pelo jardim exuberante, criação do paisagista Roberto Burle Marx.  Ainda desbravando a arte das cidades históricas, Daniela visita a Loja da Semana Criativa de Tiradentes, um projeto que reúne trabalhos de artesão locais e serve como ponto de encontro para designer de todo o Brasil.

No restaurante Ora, o chef Felipe Oliveira serviu uma carne de panela com batata baroa, mas fazendo uma deliciosa releitura dessa clássica receita de família. Ele também ensinou o passo a passo de uma receita autoral: doce de leite queimadinho, com farofa de canela e raspas de chocolate.

No restaurante Angatu, Daniela Filomeno enfrentou um verdadeiro banquete, preparado pelo chef Rodolfo Mayer: duas entradas, depois, nhoque frito com folhas de ora-pro-nóbis e, para terminar, galinhada com pequi, inspirada na cozinha do norte mineiro. Quer mais? Ainda teve a sobremesa: sorvete de chocolate com espuma de limão e pó de cacau. Que extravagância gastronômica!

Nossa equipe ainda encontrou tempo para conhecer a produção do vinho Luiz Porto, onde a Dani começou a degustação se servindo direto de um grande tonel. E para finalizar, um encontro emblemático com a Beth, a chef de cozinha do restaurante Virada’s do Largo. Beth é uma mineira que reúne a graça e a hospitalidade das cidades históricas. O bate-papo e a refeição dão água na água. Um programa imperdível!

O programa vai ao ar no próximo sábado, 12 de março, às 21h, na CNN Brasil.