Recordações da Academia Catalana de Letras – A época em que a estrada de ferro foi inaugurada

A Academia Catalana de Letras recorda que, na época em que a estrada de ferro foi inaugurada em Goiás, precisamente em 1913, todas as estações pertenciam a Catalão. Não existiam ainda os municípios de Anhanguera, Cumari e nem Goiandira. Tudo era município de Catalão. Somente a partir de 1930 foram desanexados os distritos que se tornaram cidades: Goiandira (1931), Cumari (1947), Anhanguera (1953) e Nova Aurora (1953).

Evidente que, cada um deles carrega uma velha e curiosa história.

Goiandira teve seu marco inicial em 1800, quando o aventureiro Tomaz Garcia, vindo de Minas Gerais, tomou posse de vasta extensão de terras sob a denominação de Sesmaria do Campo Limpo. Dizem que comprou e pagou aquelas terras em dinheiro. Mas, quando o vendedor cruzava de volta por Catalão, Tomaz Garcia mandou assassina-lo e recuperou o dinheiro. Ao longo do século XIX, a velha sesmaria recebeu poucos moradores, conservando suas fronteiras originais. Somente com a chegada da estrada de ferro, o povoado começou a surgir como distrito de Catalão. Goiandira recebeu maior fluxo de pessoas, com a penetração da ferrovia cortando, de ponta a ponta, a fazenda Campo Limpo em duas partes: a que ficava acima da linha (em parte doada ao patrimônio) e a que ficava abaixo da linha (pertencente à fazenda). Desde então, os habitantes do distrito passaram a desejar a sua emancipação completa, o que lhes veio em maio de 1931. As terras virgens de Goiandira, pela ausência de elementos calcários e fosfatados, formavam uma terra branca e pobre, um campo limpo. Hoje, entretanto, com a tecnologia moderna aplicada na agropecuária, Goiandira começou a ser vista como filão a ser explorado por empresários do setor.

Cumari, por sua vez, tem sua história, a partir de 1908, ligada à coleta de samambaia e de pimenta. Simples assim. E Anhanguera, a primeira estação ferroviária inaugurada em território goiano, homenageando o velho bandeirante.

Luís Estevam

FOTOS: Goiás Turismo

 

 

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:

Endereço: Rua Nilo Margon Vaz, 200, Centro, Catalão – GO, 75701150.
Highlights info row image (64) 3411-6994