Secult paga quase R$ 3 milhões do Edital Reviva Turismo

Iniciativa é inédita no país para projetos de promoção turística e apoio à comercialização

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), deu mais um passo em uma iniciativa inédita no país, o Edital do Reviva Turismo, destinado a execução de ações de apoio à comercialização e promoção de destinos e produtos turísticos mineiros. Nesta quinta-feira (30), a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças realizou o pagamento de quase R$ 3 milhões para os projetos contemplados.

Dentre os Termos de Fomento firmados, foram pagos R$2.520.000,00 para projetos da categoria promoção turística e R$ 400.000,00 para iniciativas da categoria apoio à comercialização, totalizando um repasse de R$ 2.920.000,00, cujos recursos são oriundos do termo judicial de reparação dos impactos socioeconômicos e socioambientais gerados pelo rompimento das barragens do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSC), o objetivo do edital é fortalecer a competitividade turística de Minas Gerais, apoiar a promoção do potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Entre as ações de apoio à comercialização, estão previstos encontros de negócios, treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.

Já em relação à promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, ações com influenciadores digitais, publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.

Reviva Turismo

Criado em março deste ano, o Reviva Turismo possui duas metas principais: garantir 100 mil empregos no ramo de turismo até o fim de 2022 e tornar Minas Gerais em um dos três principais destinos do Brasil. Esse segundo objetivo já foi alcançando apenas dois meses após a criação da iniciativa, conforme dados do IBGE.

O Reviva Turismo é baseado em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais. O programa foi desenhado conforme as múltiplas potencialidades turísticas do estado – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade; complexo de águas e estâncias hidrominerais e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor.

Acesse o edital e seus anexos AQUI.