Seguindo protocolos sanitários, CIOM mantém procedimentos e em 30 dias mais de 320 pessoas são atendidas

Desde que teve início em março do ano passado, a pandemia do coronavírus tem exigido de todas as pessoas, empresas e instituições cuidados rígidos de prevenção. A covid-19 chegou, mudou a rotina do mundo todo e mostrou novas formas de seguir, principalmente com aquilo que é essencial. Em Catalão, o Centro Integrado Odonto Médico (CIOM) que realiza gratuitamente vários atendimentos em diferentes especialidades, se adaptou para continuar ofertando à população serviços focados em saúde bucal.

No enfrentamento ao coronavírus, consultas e procedimentos estão sendo realizados, mas cumprindo todas as exigências sanitárias como horário marcado antecipadamente (sem tempo de espera na recepção para que não haja aglomeração de pessoas). Ainda assim, de acordo com levantamento realizado pela direção do CIOM, só no mês passado (março), 326 atendimentos foram prestados à população. Desse total, foram 70 agendamentos em periodontia (quando os pacientes têm o atendimento direcionado ao tratamento de gengiva e tecidos adjacentes, por exemplo).  A maior parte, 111 agendamentos, foram para cirurgias (extrações simples, múltiplas e de terceiros molares – sisos). Também no mês de março, os serviços de prótese (total removível e parcial removível com grampos metálicos) foram destaque: 39 pessoas atendidas e 78 próteses instaladas. O Centro Integrado ofereceu ainda serviços de endodontia (tratamento de canal): 84 pacientes foram agendados e concluíram o tratamento. Em se tratando de dentística, a especialidade para a restauração de dentes daqueles que já concluíram a endodontia (canal) – o paciente já sai com o dente pronto – 24 procedimentos foram realizados.

Os números são o resultado do trabalho de toda uma equipe. Além de auxiliares e servidores administrativos, 17 profissionais da odontologia (dentistas) trabalham diariamente no CIOM, atendendo com responsabilidade todas as pessoas da comunidade inclusive, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Os interessados em passar por uma avaliação, consulta ou procedimento podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou popularmente os postinhos de cada bairro para se informar sobre como funcionam os atendimentos odontológicos nesses locais. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato também por meio do telefone (CIOM) 3441-1803.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão.